O aspecto dos enchidos bem como a sua qualidade, revelam o equilíbrio existente entre as suas carnes e os temperos, apresentando um aspecto muito saudável e um sabor divinal, sendo em cru (paios e chouriços) ou cozinhados e até mesmo para entradas, fazem as delicias de qualquer gastrónomo que se preze.
A leveza dos seus temperos advém de uma zona que não é rica em qualquer dos ingredientes utilizados na sua confeção, daí o sabor caraterístico nesta zona do país.
Este blog destina-se a divulgar e comercializar, algumas das riquezas da Beira Baixa, como o azeite, os enchidos, queijinhos e mel.
domingo, 26 de agosto de 2012
domingo, 12 de agosto de 2012
Azeite
Paralelamente á riqueza dos seus enchidos temos ainda a acrescentar uma outra muito importante nesta zona, não pela sua quantidade mas pela sua qualidade, o azeite, que tendo como base a oliveira galega, muito caracteristica de Portugal, que confere a este produto uma caracteristica de inegável qualidade, equilibrando textura e sabor, de uma forma única, sendo a sua utilização em cru a forma mais indicada para tomar o sabor deste produto.
Este tipo de azeitona (galega) é um "fruto" que embora não tenha dimensão muito grande comparada com outras, tem um excepcional sabor quando consumida em conserva o que vulgarmente chamamos "retalhada", aguentando muito tempo em conserva.
Ainda assim todo o processo de apanha, moagem e extração do "néctar", e reportando ao concelho de Mação, é feito de uma forma tradicional, devido ao elevado porte das oliveiras existentes no concelho, muitas elas centenárias a utilização de maquinaria torna-se inviável, talvez seja essa a caracteristica que distingue o nosso azeite do existente no resto do país.
Subscrever:
Mensagens (Atom)